CATTLEYA LABIATA
A Cattleya labiata é uma espécie nacional, nativa da região nordeste do Brasil e é conhecida como a "rainha do nordeste".
Foi a primeira espécie de cattleya nacional a ser descrita e possui grande participação na produção de muitos híbridos devido a sua beleza, o tamanho da flor e o perfume, características que são transmitidas para as plantas híbridas em que a Cattleya labiata é utilizada.
Quando adultas as plantas tem um porte vegetativo forte, podendo ter mais de uma frente de crescimento, e suas hastes florais apresentam várias flores formando exuberantes conjuntos florais.
Quanto ao cultivo, precisa de ambiente bem iluminado, sem exposição direta ao sol, com ventilação e umidade ambiente alta, substrato grosso que possibilite boa drenagem. Na adubação aprecia o adubo orgânico em conjunto com a adubação química equilibrada.
Aqui no sul, com o inverno rigoroso, precisa ser protegida do vento sul, geadas e controle dos excessos de umidade no vaso decorrente de chuvas e regas.
O período de floração vai de novembro a abril, mas aqui no sul, acredita-se que devido ao inverno, o auge da florada ocorra em março e abril.
É uma espécie que possui muitas variedade de cores bem distintas mas mantendo sempre a beleza, flores grandes e muito perfumadas.
A seguir algumas das Cattleya labiata que floriram nesta temporada, plantas todas pertencentes aos integrantes da ACOBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário