segunda-feira, 22 de junho de 2020

22 DE JUNHO - DIA DO ORQUIDÓFILO

   Hoje, 22 de junho,  é Dia do Orquidófilo. Mas para o orquidófilo ou amante das orquídeas, todos os dias são dedicados aos cuidados e cultivo desta flor tão especial.
   Uma vez que sua beleza atraia os olhos e toque o coração de alguém, pronto, ali naquele momento nasce no mínimo, o "orquidoido", (primeira fase da paixão): aquele que passa a querer todas as orquídeas que enxerga para cultivar. Aí, coitadas, sofrem com todo o tipo de tratamento que o orquidoido julga que é certo. Como consequência, muitas vezes perecem, causando-lhe tristeza e a sensação de que não vai conseguir cultivá-las. 
   Será? A insistência o leva para outra fase da paixão. Passa a ser "orquidiota", achando que já aprendeu a lidar com elas. De novo, muitas perdas, decepções, questionamentos, mas vai aprendendo, não desiste.
   Mas felizmente, temos os experientes, os orquidófilos, que já superaram as duas fases iniciais  e já dominam boa parte do cultivo de várias espécies e híbridos e também os orquidólogos, que procuram pelos caminhos da ciência desvendar seus mistérios, o que não é nada fácil, devido a grande diversidade de espécies e seus cruzamentos.
   Através da troca de experiências, divisão dos conhecimentos adquiridos, paciência e persistência, os amantes das orquídeas vão aprendendo a cultivá-las e são correspondidos com belas florações, fazendo com que se sintam emocionados e gratificados.
   Além de criar e solidificar amizades, há outro benefício não menos importante no cultivo destas flores, já cientificamente comprovado, a orquidoterapia, que ajuda na cura de muitos males, entre eles a depressão.
   O orquidófilo busca conhecimentos para o cultivo e compreensão das orquídeas desde a Idade Antiga e esta busca permanece até hoje, mais intensa do que nunca. Mas será que chegaremos a entender todos os seus mistérios?
   Isso não importa, porque os "orquidoidos", "orquidiotas", orquidófilos e orquidólogos, todos  têm em comum, este maravilhoso sentimento: a paixão pelas orquídeas.
FELIZ DIA DOS ORQUIDÓFILOS AMIGOS! 


Abaixo link da 4ª Mostra da ACOBS.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...