domingo, 16 de abril de 2023

CATTLEYA LABIATA - RAINHA DO SERTÃO BRILHANDO NO SUL

     A Cattleya labiata é uma espécie que, no final do verão e principio do outono, exibe sua exuberante floração. Espécie considerada  a "Rainha do Sertão", se adaptou muito bem com o frio do sul e ano após ano mostra sua linda florada.

     Espécie endêmica do nordeste do Brasil mas que se desenvolve muito bem no cultivo doméstico em outras regiões, inclusive aqui no sul. É de fácil cultivo, necessita de muita luz filtrada, substrato tradicional de casca de pinus, carvão e brita. No inverno, os mesmos cuidados dispensados ás outras espécies, como redução de regas e proteção do frio extremo e geadas.

     A Cattleya labiata é uma das espécies de orquídea que participa em um grande número de cruzamentos de hibridização  existentes em Cattleyas, por apresentar características desejáveis nos resultados, tais como  flores grandes e de ótima forma e armação, muito bom perfume e variedades do colorido.

     No Pólo Noroeste temos uma exposição especifica para a Cattleya labiata que é realizada pela AOSA - Associação Orquidófila de Santo Ângelo, que ocorreu no mês de março haja vista ser uma espécie que faz parte  das coleções da grande maioria dos orquidófilos, devido a beleza desta espécie.

     A seguir fotos da floração  deste ano das Cattleya labiatas dos integrantes da ACOBS. 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...