segunda-feira, 15 de abril de 2024

CAFÉ COM ORQUÍDEAS - Cattleya labiata

 CATTLEYA LABIATA

     A Cattleya labiata é uma espécie nacional, nativa da região nordeste do Brasil e é conhecida como a "rainha do nordeste".

     Foi a primeira espécie de cattleya nacional a ser descrita e possui grande participação na produção de muitos híbridos  devido a sua beleza, o tamanho da flor e o perfume, características que são transmitidas para as plantas híbridas em que a Cattleya labiata é utilizada.

   Quando adultas as plantas tem um porte vegetativo forte, podendo ter mais de uma frente de crescimento,  e suas hastes florais apresentam várias flores formando exuberantes conjuntos florais.

    Quanto ao cultivo, precisa de ambiente bem iluminado, sem exposição  direta ao sol, com ventilação e umidade ambiente alta, substrato grosso que possibilite boa drenagem. Na adubação aprecia o adubo orgânico em conjunto com a adubação química equilibrada.

   Aqui no sul, com o inverno rigoroso, precisa ser protegida do vento sul, geadas e controle dos excessos de umidade no vaso decorrente de chuvas e regas. 

    O período de floração vai de novembro a abril, mas aqui no sul, acredita-se que devido ao inverno, o auge da florada ocorra em março e abril.

   É uma espécie que possui muitas variedade de cores bem distintas mas mantendo sempre a beleza, flores grandes e muito perfumadas.

   A seguir algumas das Cattleya labiata que floriram nesta temporada, plantas todas pertencentes aos integrantes da ACOBS.



























Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...